15 outubro 2011

Coração Vigarista



Há dias em que eu acordo em uma nostalgia, com saudade de tudo que não volta mais. Saudades de pessoas que um dia fizeram parte da minha vida e por algum motivo torpe já não fazem mais. A minha cabeça fica como um projetor onde as melhores lembranças ficam se repetindo diante dos meus olhos num ciclo interminável. É estranho como todo esse sentimento é ao mesmo tempo, bom e ruim. Mas é nesse dia que eu me sinto fraca e penso não ter forças para prosseguir, é nesse dia que as dúvidas caem como chuva abundante no meu interior. Hoje eu me perguntei, por que gostamos tanto de sentir? Alegria, tristeza, desânimo, tédio estamos sempre sentindo alguma coisa. E quando não há nada a sentir pensamos estar vazios!

Tudo isso ai é fruto do coração. Nosso coração não é simplesmente um órgão que bombeia sangue. Ele tem vida, digamos que ele tem opinião própria. Eu te pergunto: Você conhece o seu coração? Pois eu vou te dizer como ele é. Você já deve ter assistido um desenho animado que possui um personagem chamado Dick Vigarista, não é mesmo? O Dick está sempre querendo levar a melhor, não importa o que ele tenha que fazer. Invenções malucas que colocam em risco até mesmo sua integridade física! Ele engana, trapaceia, ele é desesperadamente corrupto. Não é a toa que ele se chama vigarista. O engraçado é que o Dick não engana ninguém a não ser ele mesmo, você pode perceber que ele nunca se dá bem. Ele não pega o pombo, e não ganha a corrida maluca!

Acredite você ou não essa é a descrição exata de como é o seu coração. Ele é tolo, faz você tomar decisões que vão te levar ao fracasso. Ele é enganoso, está sempre colocando você em risco. Facilmente iludido. Corruptível. Muda de opinião a todo instante. Acredite, ele não é confiável.
Pense. Se você tivesse que seguir os conselhos de alguém, seguiria os do Dick Vigarista? Duvido. Mas ainda ouço pessoas dizendo: Siga seu coração. Se você está com dúvida, então ouça o que o seu coração diz. – vai bobona, vai ver onde você vai parar. Há também quem diga que nós não mandamos no nosso coração, mas a verdade é que mandamos sim! Mas para que isso aconteça é necessário que desprezemos sua opinião e passemos a ouvir a sua maior rival: a razão. Só assim conseguiremos vencê-lo. Não se deixe enganar, não o pergunte que caminho seguir, ele provavelmente lhe mostrará um atalho que a levará a uma armadilha. Despreze-o. Passe por cima desse vigarista!

“Enganoso é o coração, mais do que todas as coisas, e desesperadamente corrupto; quem o conhecerá?” Jeremias 17:9-10

Nenhum comentário: