31 outubro 2011

Meu mundo Faz de Conta



Eu adoro olhar o significado das palavras no dicionário, na maioria das vezes eu até sei o que significam, mas a tradução do dicionário é tão complexa que é capaz de mostrar diferentes ângulos de uma mesma palavra. Hoje eu estava analisando o significado da palavra paixão na internet, e encontrei:

“A paixão é tipicamente um sentimento doloroso e patológico, porque, via de regra, o indivíduo perde parcialmente a sua individualidade, a sua identidade e o seu poder de raciocínio. [...] pode ser um entendido como um "vício" que debilita a mente do indivíduo, pois este foca somente a pessoa amada ou objeto artístico nos seus pensamentos sendo todos os outros momentâneos e irrelevantes.”

Eu estava a observar essas palavras e a pensar sobre seus inúmeros significados. A paixão não é necessáriamente aplicada a uma pessoa, ela pode ser por um objeto, um lugar ou pode ser também considerada como um estado de espírito. Digamos que eu não esteja apaixonada, mas esteja sofrendo de uma apaixonite aguda! É possível? É sim...

Quem está ou esteve apaixonado vai concordar comigo. A paixão em um determinado momento nos faz sentir como se pisássemos em nuvens. É como se andássemos na rua simplesmente guiados pelo vento. Você vê o rosto da pessoa amada em cada um que passa diante de você. Você vive mais no mundo da lua do que aqui na terra! Seus pensamentos são tomados por essa pessoa. Parece até que você não é mais o mesmo. E na verdade não é! Você já nao vive sua vida e sim a da outra pessoa.

E é exatamente assim que eu tenho me sentido ultimamente. Me sinto ‘apaixonada’ mas não por uma pessoa ou objeto. Vivo cada momento da minha vida sonhando, é como se eu tivesse criado um mundo só pra mim, com a realidade que eu acho apropriada. Já que a que eu vivo não tem se mostrado lá muito justa. É um mundo de ‘faz de conta’, mas tem horas que eu até acredito que vivo mesmo nele! Penso nisso a cada instante do meu dia. Fico a alimentar esse sonho que até mesmo aos meus olhos, parecesse impossível. É quando me perco. Perco de vista meus objetivos, minha identidade e meu poder de raciocínio. Percebeu?

O sentimento de paixão não nos deixa raciocinar, faz com que vivamos no mundo da lua idealizando coisas surreais. Assim também acontece conosco quando vivemos sonhando acordadas. Acredito que todos temos sonhos e que devemos possui-los sim, mas com a cabeça no lugar!Uma vez que você fica com a cabeça em outro mundo, só imaginando e fantasiando, você só está fazendo com que seu sonho fique cada vez mais distante de ser realizado.
Essa foi a lição que aprendi hoje. Não viver em um mundo faz-de-Conta. Se quero que minha realidade mude e que meus sonhos se realizem é melhor eu ficar bem acordada! Arregassar as minhas mangas e colocar as mãos á obra. Só assim vou vê-los se concretizando.

E você, o que está fazendo ai parada? Vamos, você também tem um sonho a realizar!

Nenhum comentário: